A primeira edição portuguesa do re_B00TCMP, um evento gratuito dedicado a consciencializar jovens entre os 15 e os 18 anos sobre oportunidades, desafios e riscos do mundo digital, decorreu no passado sábado, dia 26, na Escola 42 Lisboa.
Promovido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), pela Polícia Judiciária (PJ), pelo .PT – associação responsável pela gestão e registo dos domínios .pt – e pela empresa Cybers3c, o evento contou com a participação de mais de 80 jovens e respetivos pais e professores. Durante todo o dia, os jovens identificaram percursos académicos e profissionais nas tecnologias de informação e comunicação (TIC) com apoio de profissionais inspiradores das áreas da cibersegurança, da polícia, da indústria de videojogos e da Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol).
Através de debates, jogos, ações de formação, desafios e outras atividades, os participantes tiveram oportunidade de aprofundar as suas competências digitais e de aprender boas práticas de cibersegurança. O dia terminou com uma competição de hacking, que desafiou os jovens a resolverem problemas complexos de segurança informática num espírito positivo e competitivo.
“A cibersegurança é um pilar fundamental da sociedade moderna e a educação das gerações futuras neste domínio é crucial para um futuro digital mais seguro”, afirmou o Superintendente Luís Carrilho, Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública. “Iniciativas como o re_B00TCMP são essenciais para dotar os jovens das ferramentas e conhecimentos necessários para navegar no mundo digital de forma consciente, responsável e segura, contribuindo para uma verdadeira cidadania digital“.
“O mundo digital oferece muitas oportunidades, mas também exige responsabilidade. Nesse sentido, a Polícia Judiciária, com competência reservada para investigar crimes informáticos, está a desenvolver o jogo online educativo – Rage Quit -, orientado para jovens do ensino secundário”, referiu Carlos Cabreiro, diretor da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da PJ. “Este jogo visa prevenir comportamentos associados à cibercriminalidade, designadamente, ataques DDoS a infraestruturas críticas, ransomware e acessos ilegítimos”, acrescentou.
Luisa Ribeiro Lopes, Presidente do .PT, destaca a importância da colaboração entre entidades públicas e privadas e sociedade civil na promoção da segurança online: “O re_B00TCMP é um exemplo concreto desta sinergia, reunindo diferentes stakeholders para um objetivo comum: capacitar os jovens, os seus pais e professores. O .PT agradece a todos os parceiros que tornaram possível trazer esta iniciativa para Portugal e dar aos participantes esta oportunidade de testarem as suas capacidades no mundo digital”.
“Eventos como o re_B00TCMP mostram a estes jovens que existem caminhos inovadores, não convencionais e carreiras empolgantes à sua espera no digital” destacou Sérgio Silva, CEO da Cybers3c. “Independentemente do que escolham fazer nos próximos anos, seja ingressar no ensino superior ou entrar já no mercado de trabalho, as áreas da tecnologia e da cibersegurança têm oportunidades para todos.”
Esta primeira edição do re_B00TCMP em Portugal foi promovida pela PSP, PJ, .PT e Cybers3c, tendo como parceiros a 42 Lisboa, o CDI Portugal e a Start Up Lisboa, e como patrocinadores a Axians e a Cisco. A iniciativa re_B00TCMP é um projeto internacional, apoiado pela rede InterCOP (Internacional Cyber Offender Prevention Network), iniciado pelos Países Baixos, replicado pela Austrália e agora por Portugal. A Europol, cuja missão é “apoiar os seus Estados-Membros na prevenção e combate a todas as formas graves de criminalidade internacional e organizada, cibercriminalidade e terrorismo” apoia a rede InterCOP e iniciativas dedicadas à prevenção da cibercriminalidade, como o re_B00TCMP. Com a organização deste re_B00TCMP, Portugal, cofundador da rede InterCOP, torna-se no terceiro país mundial a implementar esta iniciativa pioneira e consolida o seu compromisso na construção de um ciberespaço mais seguro e resiliente.