Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública
Designação do Projeto: PJ 4.0 – Polícia Judiciária 4.0
Código da Operação: POCI-02-0550-FEDER-043992
Objetivo temático: Melhorar a capacidade institucional das autoridades públicas e partes interessadas e a eficiência da administração pública
Prioridade de investimento: PI 2.3 – O reforço das aplicações de TIC para a administração em linha, a aprendizagem em linha, a infoinclusão, a cultura em linha e a saúde em linha.
Beneficiário: Polícia Judiciária
Data de início: 2019-10-01
Data de conclusão: 2021-09-30
Investimento elegível: 999 412,98 €
Financiamento: Feder 569 165,69 €
SÍNTESE DO PROJETO
A operação “PJ 4.0 – Polícia Judiciária 4.0” abrange, de forma transversal, todas as atividades desenvolvidas pela PJ e todos os sistemas de informação que as suportam.
Identificam-se como áreas de atividade onde a transformação digital é considerada prioritária:
- Unidade de Informação Financeira (UIF), em especial a sua atuação no combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, em articulação com o Ministério Público;
- Gabinete de Recuperação de Ativos (GRA);
- Direção de Serviços de Planeamento, Qualidade e Avaliação (DS-PQA), em especial a sua atuação no planeamento, avaliação, assessoria e documentação;
- Unidade de Informação Criminal (UIC), em especial a sua atuação na gestão do sistema de informação criminal (SIC);
- Unidade de Sistemas de Informação e Comunicações (USIC), em especial a sua atuação no âmbito da gestão da informação digital, incluindo a segurança, privacidade e proteção de dados pessoais e nominativos;
- Direção de Serviços de Administração Financeira e Patrimonial (DS-GFP), em especial no que se refere ao seu papel transformador, em matéria de receção, tratamento e encaminhamento eletrónico de documentos na PJ.
No âmbito destas áreas, a presente operação irá:
- Evoluir os serviços digitais prestados aos cidadãos, empresas e entidades públicas, através da melhoria dos canais digitais (portal web da PJ), em convergência com a Plataforma de Serviços Digitais da Justiça;
- Implementar (piloto) uma plataforma de serviços que suporte a interoperabilidade entre as aplicações internas e com plataformas externas (ex: iAP);
- Proceder à reengenharia e desmaterializar processos de negócio, suportada na atualização e evolução da solução existente de gestão de documentos e processos;
- Melhorar a monitorização e controlo da atividade, análise de dados e apoio à decisão.
Na perspetiva dos sistemas de informação, esta operação visa ainda:
- Capacitar as infraestruturas tecnológicas essenciais que suportam estas aplicações e atividades.
Localização do projeto
Morada: Rua Gomes Freire 174, 1169 -007 Lisboa
NUT II: Lisboa
A Operação é de âmbito Nacional.